O acidente de trabalho é algo que infelizmente pode ocorrer com qualquer pessoa, mesmo que ela seja um estagiário e estiver próxima a uma função que ofereça algum tipo de risco.
Apesar de ser uma atividade laboral, o estágio possui algumas diferenças quando comparadas com os trabalhadores de carteira de assinada e isso reflete no recebimento ou não de benefícios.
Quer saber o que fazer em uma situação de acidente de trabalho para estagiário? Então, confira no texto a seguir.
Acidente de trabalho: o que é?
Um acidente de trabalho é um evento inesperado que ocorre durante o exercício do trabalho, causando lesão corporal, perturbação funcional ou até mesmo a morte do trabalhador.
Esses acidentes podem ocorrer em diversas situações, como quedas, choques elétricos, cortes, queimaduras, entre outros. O importante é que o acidente esteja relacionado diretamente com a atividade laboral da pessoa.
No Brasil, a legislação previdenciária define acidente de trabalho de forma ampla, incluindo não apenas os acidentes típicos do trabalho, mas também as doenças ocupacionais e os acidentes de trajeto, que ocorrem no percurso entre a residência do trabalhador e o local de trabalho.
Acidente de trabalho com o estagiário: o que fazer?
Se um estagiário sofrer um acidente de trabalho, é importante seguir alguns passos para garantir que ele receba a assistência necessária e que seus direitos sejam protegidos, A seguir, listamos
- Atendimento médico imediato: se o acidente causar lesões, é fundamental buscar atendimento médico imediato para garantir que o estagiário receba os cuidados adequados.
- Comunicar o supervisor ou responsável: o acidente deve ser comunicado ao supervisor ou responsável pela área onde o estagiário está trabalhando. Eles devem ser informados sobre o ocorrido o mais rápido possível.
- Registrar o acidente: É importante registrar o acidente em um documento oficial da empresa ou instituição onde o estagiário está atuando. Isso pode incluir preencher um formulário específico de registro de acidentes de trabalho.
- Buscar orientação jurídica: dependendo da gravidade do acidente e das consequências para o estagiário, pode ser necessário buscar orientação jurídica para entender seus direitos e garantir que eles sejam respeitados. Caso tenha alguma dúvida, fale com um advogado pelo WhatsApp.
- Notificar o seguro: se a empresa ou instituição possui seguro contra acidentes de trabalho, é importante notificar a seguradora sobre o ocorrido para que o estagiário possa receber os benefícios a que tem direito.
- Acompanhar o tratamento e a recuperação: a empresa ou instituição deve acompanhar o estagiário durante o tratamento médico e sua recuperação, garantindo que ele tenha as condições necessárias para se recuperar completamente.
Teve algum acidente de trabalho? Veja como dar entrada no INSS ao clicar aqui.
Acidente de trabalho com o estagiário: quais são as obrigações da empresa?
O estagiário não é classificado como um funcionário da empresa, portanto, caso ocorram acidentes de trabalho envolvendo ele, a empresa não está obrigada a emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
Nesse contexto, o estagiário não está coberto pelas disposições da legislação trabalhista, mesmo que o acidente ocorra nas instalações da empresa.
Entretanto, se um acidente ocorrer, a empresa deve orientar o estagiário e seus familiares a acionar o seguro contra acidentes pessoais, uma vez que este é obrigatório em todas as relações de estágio.
Quanto ao período de afastamento, este é considerado uma suspensão do contrato, não acarretando qualquer responsabilidade por parte da empresa.
Após o período de recuperação do estagiário, ele pode retornar às suas atividades laborais normalmente até o término do contrato de estágio.