Qual o valor da pensão alimentícia para um filho 2024?

O valor da pensão alimentícia depende de alguns fatores
O valor da pensão alimentícia depende de alguns fatores
O valor da pensão alimentícia depende de alguns fatores

Com a atualização do salário mínimo, muitas pessoas começaram a se perguntar qual seria o novo valor da pensão alimentícia para 2024.

De fato, houve uma atualização para este ano. Porém, é preciso entender o que a legislação realmente determina sobre esse benefício.

No artigo a texto, você saberá qual é o valor da pensão alimentícia para um filho em 2024.

O que é pensão alimentícia?

A pensão alimentícia é uma obrigação legal que uma pessoa, geralmente um dos pais, tem de prover recursos financeiros para garantir o sustento e as necessidades básicas de outra pessoa, como um filho menor de idade, um cônjuge ou um ascendente que não possui meios suficientes para se sustentar por conta própria.

Os casos mais comuns de pensão alimentícia envolvem: filhos menores de idade, cônjuges ou parceiros em processos de divórcio ou separação, e ascendentes (pais idosos) necessitados.

Como é calculado o valor da pensão alimentícia?

No Brasil, o valor da pensão alimentícia pode ser determinado de várias maneiras, mas geralmente segue algumas diretrizes e critérios estabelecidos pela legislação. Não há uma fórmula única para calcular a pensão alimentícia, mas há alguns princípios comuns considerados:

  1. Necessidades do alimentado: deve ser suficiente para atender às necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário e lazer.
  2. Capacidade financeira do alimentante: deve ser compatível com a capacidade financeira da pessoa responsável pelo pagamento da pensão. Isso significa que o valor não deve comprometer a subsistência do alimentante, mas deve ser suficiente para atender às necessidades do alimentado.
  3. Padrão de vida anterior: em muitos casos, o padrão de vida mantido durante o relacionamento pode ser considerado para determinar o valor da pensão alimentícia, especialmente se for necessário manter esse padrão de vida para garantir o bem-estar.
  4. Despesas extras: além das despesas básicas, podem ser consideradas despesas extras, como despesas médicas, educacionais e outras despesas necessárias para o bem-estar do alimentado.

Em muitos casos, o valor da pensão alimentícia é estabelecido por acordo entre as partes envolvidas, mas se não houver acordo, o juiz pode determinar o valor com base em todas essas considerações, levando em conta as condições específicas do caso.

Veja também o que o pai tem que pagar além de pensão

Qual o valor da pensão alimentícia?

É possível encontrar no Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002) como é regulamentada a questão da pensão nos Artigos 1.694 a 1.710, definindo quem tem direito a ela, como deve ser provida e as condições para sua revisão ou extinção.

Também é possível encontrar mais informações na Lei de Alimentos (Lei nº 5.478/1968), pois ela regulamenta o direito à pensão alimentícia, incluindo os procedimentos para solicitação e execução.

O valor do salário mínimo de R$ 1.412, em 2024, serve como referência, mas não estabelece, de forma automática, o novo valor da pensão alimentícia, pois ela é calculada de acordo com as necessidades do beneficiário e nas possibilidades do alimentante.

Então, ao entrar com uma ação de alimentos, o juiz utilizará o novo valor do salário mínimo como base para calcular e fixar o montante na sentença.

É importante ficar atento que o salário mínimo é utilizado como uma referência para fixar a pensão alimentícia quando o genitor ou genitora não possui emprego fixo ou carteira de trabalho assinada.

Dessa forma, o salário mínimo serve apenas como uma forma de parâmetro e contribui para o reajuste anual da pensão.

É importante esclarecer sobre o mito comum de que a pensão alimentícia corresponde sempre a 30% do salário mínimo: isso não é verdade. Na realidade, esse percentual é apenas um ponto de partida, e o valor é ajustado segundo as circunstâncias específicas de cada caso.

A mudança no valor da pensão é automática?

A revisão no valor da pensão alimentícia de forma automática dependerá de alguns fatores.

Caso o juiz tenha determinado um valor fixo como, por exemplo, R$ 350 e você deseja uma atualização devido ao aumento no salário mínimo, precisará ir até a Justiça em busca de uma atualização.

Se o valor estiver em porcentagem, como, por exemplo, 30% do valor do salário, e mudança no valor será de forma automática.

Você ainda tem alguma dúvida a respeito do valor da pensão alimentícia? Então, fale com um advogado especializado em Direito da Família. Clique aqui e fale com um.

O AUTOR

Equipe Informação Jurídica

Converse com um Advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

Últimos Artigos

Este post tem um comentário

Deixe um comentário

©2024 Informação Jurídica - Todos os Direitos Reservados.