BPC/Loas para TDAH: o que você precisa saber

BPC/Loas para TDAH não é fácil de conseguir

Existem várias condições que possibilitam a concessão de benefícios sociais, um desses casos é o BPC/LOAS para TDAH. Contudo, é preciso cumprir alguns requisitos.

No texto a seguir, você saberá tudo sobre esse benefício e quais são os passos para recebê-lo.

O que é BPC/Loas?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) do Brasil. Ele tem o objetivo de garantir um salário mínimo mensal às pessoas idosas (com idade igual ou superior a 65 anos) e às pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem não ter meios de prover a própria subsistência nem de tê-la provida por sua família.

Para ter direito ao BPC, é necessário atender a alguns critérios estabelecidos pela legislação, como comprovar a incapacidade para o trabalho e para uma vida independente, além de possuir renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo vigente.

O benefício não é vitalício e deve ser renovado periodicamente, sujeito a avaliações médicas e sociais. O BPC é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem o objetivo de garantir uma renda mínima para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Seu BPC/Loas foi negado? Veja aqui o que fazer.

O que é TDAH?

TDAH é a sigla para Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. É um transtorno neurobiológico que afeta crianças, adolescentes e adultos e se caracteriza por dificuldades persistentes de atenção, hiperatividade e impulsividade, que podem interferir significativamente na vida diária e no funcionamento social, acadêmico e profissional da pessoa.

Alguns dos sintomas comuns do TDAH incluem:

  1. Dificuldade em prestar atenção a detalhes ou em manter o foco em atividades;
  2. Desorganização;
  3. Dificuldade em seguir instruções;
  4. Inquietude e dificuldade em ficar parado;
  5. Impulsividade, como agir sem pensar nas consequências;
  6. Dificuldade em concluir tarefas;
  7. Esquecimento frequente de atividades diárias.

É importante ressaltar que o TDAH é um transtorno complexo e multo e o diagnóstico e tratamento devem ser realizados por profissionais de saúde especializados, como psiquiatras e psicólogos.

O tratamento geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar que pode incluir terapia comportamental, medicamentos e estratégias de manejo para lidar com os sintomas no dia a dia.

BPC/Loas para TDAH: é possível?

BPC/Loas para TDAH é possível se o indivíduo apresentar outras deficiências associadas que os incapacitem para o trabalho e para a vida autônoma.

É importante ressaltar que cada caso é avaliado individualmente pelos órgãos responsáveis, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), seguindo critérios estabelecidos pela legislação vigente.

O INSS é o responsável pela concessão de benefícios
O INSS é o responsável pela concessão de benefícios

Portanto, é recomendável buscar orientação de um advogado para entender a elegibilidade do BPC/Loas para TDAH. Temos advogados especialistas que podem ajudar você. Clique aqui e saiba mais.

É importante salientar que a maior parte dos requerimentos feitos no INSS de BPC/Loas para TDAH não aceitos, pois não há um CID específico para essa condição. Isso reforça ainda mais a necessidade de um advogado especialista.

BPC/LOAS para TDAH: quais são os requisitos?

Para receber o BPC/Loas para TDAH é preciso cumprir os requisitos que serão citados abaixo:

  1. Comprovação de deficiência: é necessário apresentar laudos médicos e outros documentos que atestem a existência e a gravidade do TDAH, bem como suas limitações funcionais e impacto na vida diária.
  2. Incapacidade para o trabalho e para a vida independente: a pessoa deve comprovar que, devido ao TDAH, possui limitações que a incapacitam para o trabalho e para uma vida independente, ou seja, não consegue prover sua própria subsistência.
  3. Renda familiar: a renda familiar per capita deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente. Isso significa que a renda por pessoa na família não pode ultrapassar esse limite para que o beneficiário seja considerado de baixa renda.
  4. Avaliação médica e social: além da documentação médica, pode ser necessário passar por avaliações médicas e sociais realizadas pelo INSS ou por profissionais designados por ele.

Agora que você sabe os requisitos para receber o BPC/LOAS para TDAH, procure por um advogado para obter mais informações. Temos profissionais prontos para atendê-los. Clique aqui e saiba mais.

O AUTOR

Equipe Informação Jurídica

Converse com um Advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

Últimos Artigos

Deixe um comentário

©2024 Informação Jurídica - Todos os Direitos Reservados.